O Projeto - Defensores da Amamentação

O projeto Defensores da Amamentação nasceu em 2015, com um objetivo muito bem definido: informar e mobilizar as mães brasileiras sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno.

A iniciativa, realizada ao longo de todo o ano, mas que fortalece sua atuação durante o mês de agosto, em função do Agosto Dourado* e da Semana Mundial da Amamentação, é marcada por ações de empoderamento, quebra de paradigmas e preconceitos relacionados ao ato de amamentar e, claro, às inúmeros vantagens que ela oferece, principalmente no que se refere à saúde do bebê.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável, promover o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, assim como de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas. Responsável pela redução da mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarreia e pneumonia, a amamentação ajuda na recuperação de enfermidades e aproxima mãe e bebê em um laço que transmite calma e segurança para a criança.

Por isso, a OMS recomenda que todo bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno pelo menos até os 6 meses de idade. Depois deste período, a organização orienta que as crianças continuem sendo amamentadas, mesmo que o leite seja associado a outros alimentos, até que complete dois anos ou mais.

Mesmo com tantos benefícios, sabemos que algumas mães enfrentam dificuldades para amamentar e, muitas vezes, são até desencorajadas a fazê-lo. E foi exatamente por isso que, em 2017, ano em que a Semana Mundial da Amamentação completa 25 anos, os Defensores da Amamentação lançaram o seu Mamefesto.

Com ele, queremos incentivar a prática do aleitamento materno e mostrar que há um grupo formado por mulheres (mães ou não) e homens (pais ou não) que reconhecem a importância e o direito que toda mãe tem, de oferecer o que há de melhor para o seu filho, sempre que necessário e em qualquer lugar.

Junte-se a nós. Seja você também um defensor da Amamentação.

 

*Em 1992, a Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) criou a Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1º a 7 de agosto. Atualmente, as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno seguem durante todo o mês que, em função da importância do laço entre mãe e bebê, relação que é fortalecida com a amamentação, passou a ser chamado de Agosto Dourado.

 

Liga da Amamentação

Conheça as empresas e instituições que apoiam o aleitamento materno: